quarta-feira, 6 de abril de 2011

A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA ESCOLA

Ao observar as relações humanas nas instituições brasileiras de ensino, Vitor Henrique Paro identifica uma diferença na concepção utópica de gestão harmônica e democrática. Visto que, a realidade cotidiana demonstra uma verticalidade. Ou seja, no ambiente onde deveria ter colaboração mútua, prevalecem as relações hierárquicas.
A postura do diretor que muitas vezes é julgada como autoritária, resulta de decisões que ele é levado a tomar diante de situações diversas. Daí, a necessidade da pessoa que ocupa o cargo, estar consciente da sua responsabilidade no exercer de sua função. O que raramente acontece devido ao fato de a indicação para o cargo, ser influenciada normalmente por interesses políticos.
É preciso que a escola seja adequadamente estruturada para atingir objetivos educativos em seu todo, o que se reivindica é uma organização escolar em que o trabalho e as relações em seu interior se dêem de modo a não contradizer a característica democrática. Levando em consideração os direitos de participação da população usuária.
Indubitavelmente há que se pensar numa transformação significativa no modo como a escola organiza suas atividades que favoreça a participação em sua gestão dos diferentes grupos e pessoas envolvidas nessas atividades. 

Componentes: Andressa Marília
                           Brenda Borba
                           Diná Santana
                           Geisilene Miranda
                           Gerciane Aparecida
                           Thamara Souza 
                           Wanessa Cristina 

http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI