quinta-feira, 31 de março de 2011

Tema 10: Estabelecimento de padrões mínimos de qualidade - A qualidade da força de trabalho docente - Vitor Henrique Paro

É preciso, pois, criarem-se mecanismos institucionais que avaliem, e avaliem bem, não
apenas o desempenho do aluno, mas todo o processo escolar, tendo também os pais e os
estudantes como avaliadores, pois eles são os usuários da escola e seus interesses é que
devem ser levados em conta na identificação dos problemas e no levantamento das soluções.
A deterioração da qualidade da força de trabalho docente na escola pública fundamental
está ligada a de terminantes históricos os mais diversos, mas todos eles remetendo de alguma
forma à despreocupação do Estado para com a qualidade do produto que essa escola possa
oferecer. Como vimos, a partir da saída da escola pública dos grupos sociais que tinham maior
poder de pressão, o Estado deixa de interessar-se pela qualidade do ensino básico. Como
acontece em todo processo de produção, a baixa qualidade esperada de um bem ou serviço a
ser oferecido possibilita a utilização, em sua elaboração, de meios de produção e de força de
trabalho também de baixa qualidade, ou seja, aqueles que, em geral, estão disponíveis no
mercado em maior quantidade e a preços mais baixos. Foi isso, precisamente, o que aconteceu
no processo de progressiva desqualificação do trabalho do professor e aviltamento de seu
salário: porque não lhe interessava prover as massas trabalhadoras de um ensino de qualidade,
o Estado passou a dar importância cada vez menor à escola pública.

Alunas: Rayane, Lorena, Beatriz, Geisa, Nilda