quinta-feira, 3 de março de 2011

A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública

 Para a educação conseguir atingir todas as exigências impostas pelo governo e principalmente pela sociedade faz-se necessário primeiramente a valorização do professor, pois ele é o instrumento principal da educação; é através dele que o conhecimento sai da base pedagógica dos livros e entra no cotidiano da sala de aula, ele é quem estimula os debates dos assuntos, ele é quem questiona o senso crítico do aluno a pensar, a raciocinar e formar opiniões sobre o mundo em que vivemos e todas as transformações sociais, políticas e econômicas que estão acontecendo e as suas conseqüências na sociedade.
 Por ser o pilar principal da educação o professor deve também comprometer-se de corpo e alma com o que faz, deve fazer o melhor e da melhor maneira possível, deve haver um interesse dos alunos, da sociedade e da escola com o que é ensinado, a escola pública deve buscar diversas maneiras de melhorar a forma de ensino para que haja não somente preparação para o mercado de trabalho, mas que possa também preparar pessoas pensantes, críticas capazes de formar opiniões próprias a partir de seus conhecimentos didáticos. O ensino não é somente para sociedade e seu bem-estar, é para a melhora do ser-humano como pessoa, para seu conhecimento próprio e de suas capacidades intelectuais e sociais.
  Para atingir as exigências de qualidade e produtividade a escola pública deve realizar suas atividades básicas visando além das características pedagógicas, as características necessitadas pela sociedade contemporânea, e deve ter como objetivo principal integrar os usuários desse necessidade de buscar o melhor de si e de todos, para que seja possível realizar-se as funções básicas da escola com a própria ajuda de quem mais precisa dela.

Material postado pelo grupo: Nilza, Aline, Beatriz, Dalila, Rayane, Laura, Geisa, Maria do Carmo. 4o Perídodo Pedagogia.

terça-feira, 1 de março de 2011

TEMA 2: A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da Escola Pública

 A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da Escola Pública  (texto de Vitor Paro)
Vários aspectos são destacados no texto, voltados para os problemas e soluções nas escolas públicas, da qualidade e produtividade que se mantém nas escolas. 
   Há tempos, de  fato, que está ocorrendo o atraso educacional, e que a sociedade está em busca por uma educação e um ensino de qualidade. Ressalta que umas das soluções podem ser bastante simples para se ter um bom aprendizado dos educandos, de que o educador deve se preocupar mais com que o aluno sinta prazer em estar na escola, que não seja por uma obrigação ou só para o mercado de trabalho, mas para a vida.
  Que a escola é responsável pela produção de um bem ou serviço que supõe necessário deve ser útil a sociedade. Que devemos exigir sempre mais e mais das escolas, mas com pouco conhecimento e desinteresse da sociedade, não temos nenhuma consciência a respeito daquilo que se deve exigir da escola.     
  Que os problemas que afligem a educação nacional já se têm a sua origem, que é o descaso do estado com as escolas públicas, que não tomam esforços e não procuram recursos para a melhoria.  Dessa forma a escola não pode apenas se restringir aos limites do próprio estado, mas sim sempre promover a participação de todos os usuários e a comunidade em geral.

5º período de Pedagogia
Alunas:  Alessandra Dos Santos Moreira
             Ana Carolina Silva Leão
             Kátia Ribeiro
             Dalva Karoline Ribeiro
             Suzanne Érika Silva Moreira